Gato, o holandês errante e eu

Viver e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será
Mas isto não impede que eu repita
É bonita, é bonita e é bonita
Luiz Gonzaga Jr.


a Ana Paula, por traerme dos buenos amigos; a Candela, por sus ojos: que los quise esa noche; a Kiovet, por leerme


con ilustración de René Grau


por Frank García-Hernández con edición de Mara Miranda 




Ainda posso ouvir a música de Ana Costa nos meus ouvidos após de toda uma noite de rebolar com seu canto. As onze da noite da quinta-feira, com a semana morrendo e após de tanto dor pelo furacão Matthew em Cuba, além de minhas lembranças feridas com uma Baracoa que parecia perder as suas assas, cheguei a salão de concertos de Fábrica de Arte Cubano. Lá, uma mulher no estrado, cantava com o público e o público ficava mexido com suas palavras.
Ana Costa, trousse pra nós o samba de Noel, Cartola, Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
Eu não tinha a oportunidade de ter ao vivo desde o ano 2001, quando uma representação da Escola de Samba de Mangueira visitou Cuba e apresentaram-se no teatro Mella. Ontem, as vozes duma brasileira cantora, dum pandeiro carioca e dum violão paulistano, voltaram com seus orixás pra minha terra.
Quem sabe se os músicos de Ana Costa fossem de outros lares de Brasil, é possível que aquele fosse nordestino e esse mineiro, mas, minha saudade de homem de ilha, precisa fazer-se seus próprios sonhos, ainda mais quando eles tem de parceiro o samba na Havana.
Embora é certo que Fábrica de Arte resulta um dos pontos mais cosmopolitas da cidade, acho que era difícil ganhar a meu grupo de amigos. Nós três éramos a somatória de um mexicano –o cineasta o Gato Adolfo-, um holandês –o fotógrafo Marcel- e eu, um cubano que acredita na poesia de viver.
O Adolfo virou pra o Gato pelo jeito de que nas Europas ainda seu nome tem cheiro de morte. Ele foi viver pra Holanda há poucos anos e agora visita Cuba junto seu amigo Marcel, com a ideia de realizar um breve documentário sobre a ilha caribenha e sua gente.
Ele achou um pais com muitas mudanças, mesmo na arte, mesmo no mercado ou na política, mas as mudanças, ao contrário do que a imprensa mundial fala, são passos feitos pelo mesmo povo cubano na sua necessidade de agiornamentar-se e não pela pressão do governo do presidente Obama.
Um dos detalhes que ele descobriu foi a estandardização das artes plásticas cubanas e a inserção do desenho na –suposta- neutralidade dos patrões visuais pós-modernos nos quais cada cidade pode ser outra e os Starbucks replicam-se no planeta com idêntica estrutura.
É certo que ainda a Havana não os conhece –parabéns seja- nem de Starbucks nem de Mc. Donald. Você pode caminhar toda a ilha e não achar uma propaganda da Coke e sim dois grandes monumentos de Lenine, embora o restaurante El Cocinero, o mais perto vizinho de Fábrica de Arte Cubano, pode ser trousse de Paris, Reikiavik ou Montevideo. Não tem nenhuma alusão a Cuba salvo os cubanos que trabalham lá e as latas de cerveja Bucanero ou Cristal, porque pra mais, o menu mesmo é a repetida “comida internacional”.
Fábrica de Arte Cubano não fica livre dessa dor. Mas acontece algo, por que o público cubano visita tanto esses lugares? Os cubanos, pelos efeitos da Guerra Fria, viveram muito tempo fechados, a maioria não tem os recursos pra viajar e ter o mar como fronteira é um feito que pode ser castram-te pra o mais decidido viageiro.  
Inserir o mundo em Cuba –ou a perspectiva do mundo que tem a pessoa que o faça- parece ser a ideia mais percorrem-te hoje na Havana. A metade –quem sabe mais-, dos visitantes ao centro cultural onde apresentou-se Ana Costa, são turistas. Boa parte deles europeus e norte-americanos. As mostras de artes plásticas, do cinema apresentado, e também os músicos convidados, são estrangeiros; e isto ajuda pra que Cuba fique aberta ao mundo, e o mundo á Cuba.
Minha noite terminou cantando viver e não ter vergonha de ser feliz, ao tempo que sambava com uma loira de cabelo cumprido quem me lembrava de uma amiga chilena-alemã, mas, embora soubesse rebolar, não tinha a candela dos seus olhos. E o Gato, como todo felino, dono da noite, voltava pra casa navegando com o holandês errante.
  




Comentarios

Entradas populares de este blog